Treinar perna não te deixa mais inteligente!
- Maria Teresa Marques
- 27 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2025
O objetivo aqui é esclarecer sempre!

Recentemente foi divulgado a informação que treinar perna evitaria problemas de ordem cognitiva, baseado em um estudo de associação entre massa muscular em membros inferiores e cognição. Entretanto, há de ser ter muito cuidado e ser honesto na interpretação desses resultados, pois associação não é causa e efeito. Ou seja, existe uma relação entre essas variáveis, mas uma variável não causa a outra. Existem outras variáveis que podem ser sim as causadoras, como pessoas serem mais ativas, ou não apresentarem síndrome da fragilidade - denominamos de variáveis intervenientes - que não foram investigadas neste estudo de associação que estou me referindo.
Por exemplo, podemos falar que existe uma associação entre mergulhar no mar e câncer de pele, mas isso não significa que mergulhar causa câncer, mas sim que pessoas que mergulham no mar provavelmente se expõem mais ao sol e sabe-se que o sol causa câncer de pele.
Infelizmente, não há dados robustos para falar que os problemas de cognição são evitados com aumento da massa magra dos membros inferiores. Porque não há uma causa e efeito entre eles, mas sim uma associação, que pode ter chego neste resultado porque as pessoas que participaram desse estudo eram ativas, como colocado anteriormente. Dessa maneira, para sermos honesto e apresentar informações científicas corretas, incentivamos você a treinar e ser ativo independentemente da musculatura trabalhada, pois isso sim acarreta em melhora da qualidade de vida.
.


Comentários